Módulo 3ª - Atividade 1
Registro das Discussões
Já diz a frase “Educar é ensinar
a pensar”, e a melhor forma de fazer o aluno pensar é instigar sua curiosidade.
A maioria dos
estudantes são curiosos e intelectualmente vivos". É muito
provável que, à medida que vão crescendo, vão pensando e refletindo cada vez
menos. Sabemos que na escola ainda o professor é o detentor do saber, ele é que
escolhe o que seus alunos devem ou não aprender, o que lhe dá uma certa
comodidade, pois estabelecendo desta forma o conteúdo, o educador está
preparado para as perguntas que surgirão. Não dando oportunidade ao aluno de
refletir sobre novas experiências, de buscar significado naquilo que lhe
interessa e naquilo que vai ajudá-lo a crescer intelectual e cognitivamente.
Cabe ao professor incentivá-los a raciocinar, através de questionamentos variados, pois o aluno precisa transitar livremente, pelos seus pensamentos, para compreender as relações externas do seu mundo e do mundo que o cerca. Por isso a necessidade de abrir espaço para perguntas aos nossos alunos, desfiando-os a pensar, construir hipóteses e alimentando seus interesses e curiosidades. Como disse Rubem Alves "É fácil obrigar o aluno a ir à escola. O difícil é convencê-lo a aprender aquilo que ele não quer aprender".
Cabe ao professor incentivá-los a raciocinar, através de questionamentos variados, pois o aluno precisa transitar livremente, pelos seus pensamentos, para compreender as relações externas do seu mundo e do mundo que o cerca. Por isso a necessidade de abrir espaço para perguntas aos nossos alunos, desfiando-os a pensar, construir hipóteses e alimentando seus interesses e curiosidades. Como disse Rubem Alves "É fácil obrigar o aluno a ir à escola. O difícil é convencê-lo a aprender aquilo que ele não quer aprender".
Nenhum comentário:
Postar um comentário